
Foto: Arquivo Pessoal
Davi Fernandes Picardo, à esquerda, e Marcelo da Silva Martins
Dois santa-marienses garantiram vaga no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, evento da Confederação Brasileira de Judô, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março, em Canoas. Marcelo da Silva Martins e Davi Fernandes Picardo, ambos de 10 anos, representam o Clube Recreativo Dores, que tem a Kageyama Judô como responsável pelo esporte em suas dependências.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No sábado (15), a dupla participou da Copa Vera Cruz - Seletiva Interior Brasileiro (sub-13 e sub-15), evento organizado pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ) em Vera Cruz. Os dois foram campeões da divisão principal, sendo que Marcelo, faixa amarela/laranja, venceu na categoria até 34 kg, enquanto Davi, faixa azul/amarela, garantiu o título no grupo até 38 kg. Vale destacar que apenas os campeões de cada categoria garantiam vaga no torneio regional. Junto deles, esteve presente o técnico Everton Simões, que treina a dupla.
Ambos ingressaram na categoria sub-13 em 2025. Marcelo compete na divisão principal desde 2023 e já foi campeão do interior em duas oportunidades, em 2023 e 2024. No ano passado, ficou em terceiro lugar no Campeonato Estadual. Em 18 de janeiro, foi vice-campeão da Copa Osório, em Osório, no Litoral Norte. Já Davi estreou na divisão principal em 2025. No ano passado, disputou a divisão de aspirantes e, em função do bom desempenho, foi promovido neste ano.
No Brasileiro Regional, estarão presentes atletas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul das categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior. Geralmente, os competidores de maior destaque no torneio passam a integrar a seleção brasileira da modalidade e participam de competições internacionais.